quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Computing realmente portátil


Uma das atrações do uso de um computador portátil é que você pode levar o seu trabalho - ou de entretenimento - com você em qualquer lugar que você vá. Mas mesmo o mais leve laptop pode pesar para baixo depois de algum tempo e deixar irritados hematomas vermelhos onde as tiras de um corte carregado computador saco em seu ombro quando você estivesse andando por um terminal do aeroporto alastrando.

Há uma variedade de alternativas handlheld. Alguns anos atrás, a Palm foi o de dispositivo handheld rigueur para os viajantes que queriam levar seus dados - e algumas aplicações com eles. Hoje, os telefones inteligentes têm, em grande medida sobre esse papel.

Ainda assim, só há tanto trabalho que você pode fazer em um dispositivo pequeno, não importa o que Steve Jobs ou a Apple vai falar sobre o seu iPhone. Se você está digitando um documento, preenchendo uma planilha, retocar uma fotografia ou navegar em uma página da Web de tamanho completo, nada bate com uma tela grande e um teclado de tamanho completo.

A ampla disponibilidade da Internet oferece aos viajantes uma outra opção: fazer tudo on-line da obra.

Google Documents, Zoho e ThinkFree são excelentes exemplos de livres suites de produtividade online que funcionam através de qualquer browser. Eles vão mesmo salvar seus documentos online para que você possa recuperá-los em qualquer lugar do mundo que você tem uma conexão de Internet.

A desvantagem dessa abordagem é que ele assume que você terá sempre acesso à Internet e que o site que você precisa sempre estar online quando você precisar dele. Outra desvantagem é que as aplicações online - bom como eles são - pode não ter todas as funcionalidades que você precisa. Não seria melhor trazer os programas e dados que você precisa com você?

Ironicamente, este foi muito mais fácil de fazer quando a maioria dos computadores correu DOS em vez do Windows. Naquela época, você poderia levar uma cópia do MS Word para DOS ou WordStar em um disquete e você seria capaz de executá-lo em qualquer computador DOS com uma unidade de disquete. O pensamento de fazer isso hoje é ridículo, é claro, dada a grande programas têm crescido, e como eles geralmente precisam ser instalados no disco rígido para o trabalho.

Se você é um usuário do Windows, você tem um pouco de flexibilidade nos dias de hoje, graças a um software que permite que você execute programas fora onipresentes unidades flash USB e para salvar seu trabalho na mesma mídia. Esta abordagem é vantajosa, pois permite que você use exatamente os programas que você precisa em qualquer PC Windows com uma porta USB, salve o seu trabalho de volta para a unidade flash, e sair sem deixar rastros no computador que você usou.

Uma maneira de fazer isso é comprar drives USB que já possuem o software necessário instalado. U3, uma empresa que faz software de unidade inteligente, trabalha com 18 fabricantes, incluindo flash drive Sandisk, Kingston, Verbatim, Memorex, PQI e TwinMOS para agrupar seus programas em alguns de seus dispositivos. Windows automaticamente irá reconhecer um dispositivo U3 e colocar um ícone para o seu menu Launchpad na bandeja do sistema. U3 também permitirá que você para definir sua senha e preferências de mesa e guardá-los para a unidade, para que o ambiente de trabalho vai ser o mesmo cada vez que você trabalha com o drive U3 plugado polegadas

Você pode baixar aplicativos populares escritos especificamente para rodar em drives U3 do site da empresa na Web (http://www.u3.com). Algumas delas, como o OpenOffice, é livre, outros estão à venda.
As características automáticas que fazem U3 tão fácil de utilizar, no entanto, pode também torná-lo bastante intrusivo.

Enquanto o software U3 funciona apenas em PCs com Windows, que pode ter resultados imprevisíveis em outros sistemas operacionais. Por exemplo, quando eu ligar uma unidade SanDisk U3 em meu iBook Apple, que, invariavelmente, dispara-se um programa de gravação de CD.

E mesmo em um PC com Windows, haverá momentos em que você não quer U3 para assumir. Por exemplo, se você simplesmente precisa de um arquivo grande de um colega, que seria bom para ser capaz de passar por ele sem o flash drive U3 aparecendo em sua máquina.

Uma abordagem menos intrusivo e mais flexível é instalar livres Portable Apps (http://portableapps.com/) em qualquer unidade USB. Como U3 Launchpad, Portable Apps é executado apenas em PCs com Windows e obras sobre o mesmo princípio de transformar seu drive USB em um repositório independente para programas e dados. O total portátil Apps Suite (um download de 89MB) corre confortavelmente em uma unidade de 512MB, e inclui edições portáteis de software para navegação (Firefox), mensagens instantâneas (Gaim), de produtividade de escritório (OpenOffice), calendário e tarefas de gestão (Extras), e -mail (Thunderbird), e proteção contra vírus (ClamWin)

Uma edição Lite (30.4MB), que funciona bem em uma unidade de 256MB, é o mesmo que o conjunto completo, mas substitui o AbiWord para o OpenOffice. Há também um grande número de outros programas que você pode baixar gratuitamente, incluindo versões portáteis de um editor de imagens (GIMP), um editor de áudio (Audacity), leitores de filme (Mplayer e VLC), um visualizador de documento (Sumatra PDF) e Internet utilitários.

Eu era incapaz de encontrar lançadores de software equivalentes USB para Mac OS X ou Linux, apesar de um site (http://www.freesmug.org/portableapps/) lista os aplicativos portáteis que os usuários de Mac podem ser executados em linha reta fora de uma unidade flash.

É um pouco mais complicado para usuários de Linux, no entanto. Eles podem executar todos os aplicativos de que precisam e do próprio sistema operacional para a direita fora de um drive USB - mas isso é uma coluna para outra altura....

Nenhum comentário:

Postar um comentário