domingo, 11 de novembro de 2012

Pureza do cânone bíblico - Graças a escribas e massoretas


Muitos críticos da Bíblia a afirmação de que há milhares de erros no cânone bíblico. Mesmo que haja quem sabe este não é realmente o caso, eles ainda afirmam o contrário para intimidar aqueles que são ignorantes deste fato. Há tanta informação ao redor para comprovar a pureza e integridade da Canon que ninguém deve duvidar de sua autenticidade.

A palavra inspirada de Deus

A Bíblia é a palavra inspirada de Deus. Mesmo que ele foi literalmente escrita por mãos humanas, é por meio do Espírito Santo, os escritores obtido as palavras para escrever.



"Nunca sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, pois a profecia foi dada por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." 2 Pedro 1:20-21

Dado este fato, mesmo que alguns eventos históricos registrados na Bíblia ainda não são verificados, podemos aceitar que seja verdade, porque é a Palavra divina de Deus. Note-se também que, como a Bíblia registra os erros cometidos por ambos os indivíduos e nações, Deus não tolera essas ações. Eles foram registradas para nós aprender com isso não vamos repetir os mesmos erros que eles fizeram.

Escribas - Preservantes da Lei

A Palavra de Deus é para ser tratada com cuidado e respeito, e os primeiros judeus, reconheceu isso. Ao fazê-lo, para preservar o texto sagrado, de geração em geração, escribas altamente treinados foi dada a tarefa de cópia e transmissão. Escribas eram preservadores e defensores da lei e tinham regras estritas e regulamentos sobre como os manuscritos bíblicos eram para ser tratado.

Quando os judeus foram dispersos, hebraico não era mais falado. Isso se tornou um problema, pois o texto do Antigo Testamento poderia ser facilmente mal interpretada. Para entender isso, a língua hebraica foi escrita em todas as capitais, sem espaçamento e sem vogais. As vogais foram colocadas pelo leitor durante a leitura. Se uma pessoa não foi muito bem preparada na língua hebraica, os erros eram susceptíveis de ser feita.

Então veio a massoretas

Depois, veio um grupo de peritos chamados massoretas. Os massoretas copiou os textos do Antigo Testamento e desde que os vogais para a identificação de palavras tornou-se mais fácil. Eles até desenvolveram um código para os copistas e as cópias para garantir que os textos foram tão perto quanto possível do original. Estes textos ficou conhecido como o Texto Massorético (MT). Aqueles que afirmavam que o MT continha erros em cópias foram parados em suas trilhas com a descoberta de Manuscritos do Mar Morto. Quando o Mar Morto, que eram cerca de 1200 anos mais velho do que o MT, foram comparados com ele, mostrou precisão incomum. A pureza do Antigo Testamento foi provado.

No caso do Novo Testamento, uma vez que é um trabalho mais recente, as descobertas de numerosos manuscritos abundam, portanto, não há dúvida sobre sua autenticidade....

Nenhum comentário:

Postar um comentário